Para governo, mudança no perfil econômico de Ilhéus é apontada em estatísticas

 

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, considerou o aumento da geração de empregos no município como a decorrência de um trabalho de atração de empregos iniciado em seu governo. Os dados mais recente apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego revelam que Ilhéus vem liderando a geração de empregos no Sul da Bahia nos sete primeiros meses deste ano, o que confirma a tendência aferida há um ano.

Segundo os dados apurados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a economia ilheense vem apresentando números positivos na economia de julho deste ano. Segundo o Caged, o setor agropecuário liderou a contratação com a abertura de 49 novos empregos, seguido da construção civil, com 47 novas contratações. No acumulado dos últimos 12 meses, comércio e serviços foram os setores com desempenho superior aos demais: 374 e 269 novos postos com carteira assinada.

Os resultados positivos, na opinião do prefeito Newton Lima, já tinham sido verificados durante a divulgação pelo Governo do Estado do crescimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 41,49%. Os números demonstraram que o município se diferencia bastante de outros municípios, a exemplo de Itabuna (12,70%), Vitória da Conquista (12,66%), Camaçari (-0,57%), Feira de Santana (17,25%) e Barreiras (-8,03%) e Salvador (1,18), em relação aos anos de 2009 e 2010.

Para afiançar, ainda mais o crescimento da economia ilheense, o prefeito ressaltou que, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ilhéus, apesar de ter sofrido uma redução no seu território para municípios circunvizinhos, obteve um incremento nos negócios. “Apesar da diminuição de 17% da população, nossa economia alcançou 49,55% de rendimentos na família, o que demonstra que os números positivos não são apenas dados isolados”, revela.

Ilhéus ainda tem a seu favor o fato de, a exemplo de outros municípios comparados, não estar localizada às margens de grandes rodovias federais. Isso, na análise de Newton Lima, Ilhéus reagiu positivamente às adversidades que se abateram na economia regional, sobretudo com a instalação da vassoura-de-bruxa, que praticamente dizimou a economia regional. Para o prefeito, os especialistas acreditam que esses resultados estão calcados na implantação de novas matrizes econômicas, com base na agricultura, indústria, comércio e serviços.

Atração de investimentos e parcerias é uma realidade - Informa, Newton Lima, que Ilhéus foi eleita pela iniciativa privada como uma cidade com todas as condições de aportar os investimentos. “Prova disso é que nosso trabalho de atração de empresas é bem sucedido, com a vinda de empresas comerciais importantes, a exemplo do Atacadão Carrefour, Makro Atacadista e G. Barbosa, que tem acreditado no potencial do município como polo regional, no sentido de atender à grande demanda que vem se formando em Ilhéus”, destaca.

Diante dos resultados, Newton Lima define Ilhéus hoje como uma cidade em franca recuperação econômica, aparecendo no ranking das 300 mais dinâmicas do Brasil para investimentos – aparece na nonagésima colocação –, voltando a ser referência no contexto regional e estadual. O prefeito ressalta que agora o processo de desenvolvimento de Ilhéus está sendo construído em base sólida, condição essencial para que os resultados sejam obtidos por todos os segmentos da sociedade.

Todos esses fatores, segundo Newton Lima, faz com que a economia seja irrigada com novos investimentos, notadamente no setor industrial não poluente, como o Polo de Informática, e os setores de serviço, que tem como carro-chefe o turismo. “A cada novo ano temos presenciado o aumento do número de turistas, sejam eles de veraneio, de cruzeiro, ou de eventos como o São João, ajudando a aquecer as vendas no comércio. Estamos em permanente contato com as operadoras e, neste próximo verão, os bons resultados serão ampliados ainda mais”, ressalta.

Dentre os fatores considerados importantes para o desenvolvimento, na opinião do prefeito, a implantação de megaempreendimentos, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul e da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), que fazem com que dezenas de grandes empresas busquem Ilhéus como sede de suas plantas. “Ao lado dessas empresas, temos também a recuperação da cacauicultura, com as tecnologias aplicadas pela Ceplac, que vem demonstrando resultados altamente positivos, haja vista a alta produtividade e o crescimento de cerca de 40% na produção anual”, explica.

Para Newton Lima, Ilhéus não passa simplesmente por um processo de crescimento, mas sim de desenvolvimento, com a melhoria na vida da população. Segundo ele, ao mesmo tempo em que a iniciativa privada investe na atividade produtiva, a Prefeitura também faz sua parte aplicando os recursos em obras importantes em toda a cidade, construídas, em grande parte, através das parcerias firmadas com outras esferas de governo e que já começaram a produzir resultados positivos com investimentos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, além do saneamento das finanças.

Além das parcerias realizadas com instituições públicas, Newton Lima destaca as parcerias firmadas com a iniciativa privada, a exemplo da Bahia Mineração (Bamin). Informa o prefeito que a empresa já demonstrou que possui responsabilidade social e tem realizado investimentos substanciais para a melhoria da qualidade de vida da população em diversos setores da sociedade ilheense.

Recentemente, o prefeito Newton Lima e o presidente da Bamin, José Francisco Viveiros, assinaram dois convênios que beneficiam diretamente a população de Ilhéus com investimentos de mais de R$ 8 milhões. Os recursos serão aplicados pela mineradora na construção de uma unidade produtiva (fábrica de doces) para a Associação dos Agricultores Familiares de Vila Olímpio e na requalificação de parte da estrada municipal do Itariri.

Pelo convênio, a Bamin vai investir R$ 8 milhões para a elaboração do projeto e execução de obras que compreendem o alargamento, sinalização e a pavimentação asfáltica de 2,7 quilômetros da estrada do Itariri, que dará acesso ao Complexo Porto Sul, onde a Bamin construirá um Terminal de Uso Privativo (TUP). Segundo o presidente da Mineradora, José Francisco Viveiros, a obra será iniciada assim que o Ibama conceda a licença ambiental.

Na oportunidade, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ressaltou que o projeto do Complexo Intermodal do Porto Sul trará benefícios incalculáveis para o desenvolvimento de Ilhéus e região. “Temos na Bamin uma grande parceira, que tem elaborado projetos e, sobretudo, tomado atitudes que significam bem-estar e melhoria de vida para a população mais carente”, ressaltou o prefeito.

Considera o prefeito que outras conquistas de Ilhéus ainda estão por vir, especialmente na área de infraestrutura urbana, a exemplo da construção de uma segunda ponte ligando o centro da cidade ao bairro do Pontal, com acesso da praia do Cristo ao bairro Nova Brasília (Morro de Pernambuco). Outros investimentos de infraestrutura também estão previstos, a exemplo da duplicação da BR-415 (Ilhéus-Itabuna) e a construção de um novo aeroporto, este de classificação internacional, o que vai facilitar o incremento das indústrias de transformação de tecnologia, a exemplo do polo de informática.